SOBRE
Aconselhamento Bíblico
O QUE É?
Aconselhamento Bíblico nada mais é do que a graciosa aplicação das verdades da Bíblia aos desafios da vida. Nós cremos e ensinamos que a Bíblia fala com autoridade para cada questão da vida humana. Mais especificamente, nós cremos que, em última instância, a Bíblia aponta para uma Pessoa e um Relacionamento: Jesus Cristo como salvador e redentor. Nós cremos que a mudança verdadeira ocorre quando as pessoas passam a entender a si mesmas e aos seus problemas no contexto de um relacionamento vivo com Cristo.
NO QUE DIFERE O
"ACONSELHAMENTO BÍBLICO"
DE OUTRAS ABORDAGENS
DE ACONSELHAMENTO?
Existem três formas gerais na qual podemos categorizar tipos de aconselhamento:
-
Aconselhamento pela Psicologia Tradicional (Humanista) – Conselheiros da psicologia tradicional realizam uma tentativa sincera de ajudar as pessoas a encontrar integralidade (cura, melhora) ao utilizar-se de uma (ou mais, uma espécie de “misturar e combinar”) de mais de 200 diferentes abordagens de sistemas de diagnóstico e tratamento, as vezes conflitantes entre si. É importante ressaltar, de qualquer forma, que os psicólogos e psiquiatras que desenvolveram tais teorias não eram cristãos, mas, na maioria dos casos tinham suas bases morais acerca da condição humana firmadas em contrariedade às verdades bíblicas.
-
Aconselhamento Cristão (integracionista) –Aconselhamento “cristão” é uma tentativa de assimilar princípios cristãos à grande diversidade de abordagens psicológicas. O resultado frequentemente não assemelha-se nem ao modelo original nem às verdades bíblicas.
-
Aconselhamento Bíblico (Suficiência das Escrituras) – O movimento do Aconselhamento Bíblico é fundamentado na premissa que Deus, como Criador, tem soluções para os problemas humanos, e que suas soluções são mais eficazes que aquelas propostas por homens (Colossenses 2:1-10). A solução final para que o ser humano desolado viva uma vida plena e abundante encontra-se na Palavra de Deus. A dependência do conselheiro no Espírito Santo, oração e o uso das Escrituras, fazem o aconselhamento bíblico distintivamente diferente e significativamente superior que outras abordagens.